Fitness-trends-for-2016-shutterstock_298454666

 

Em clima de olimpíadas, o esporte tem sido o assunto da vez na maioria das mídias de comunicação. Mesmo quem não aprecia assistir ás provas não pode deixar de admitir que na força que é exercida, denotando músculos e formas, há certa beleza. Nos faz refletir em como o corpo humano pode ir longe, ultrapassando limites e nos proporcionando façanhas inimagináveis. Mas mesmo com muito treinamento e perseverança há um fator crucial a ser considerado para o sucesso de um, atleta: a saúde muscular.

Os músculos são estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.

O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração avermelhada das fibras musculares se deve à mioglobina, proteína semelhante à hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos, que cumpre o papel de conservar o oxigênio proveniente da circulação para o metabolismo oxidativo.

Os músculos representam 40-50% do peso corporal total. Os músculos são responsáveis pela produção dos movimentos corporais como andar e correr, também pela estabilização das posições através da contração dos músculos esqueléticos, que estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar. A regulação do volume dos órgãos também é de responsabilidade muscular, como o aspirar e expirar dos pulmões ou o bombeamento do sangue pelo coração. O movimento de substâncias dentro do corpo: as contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. E por último, mas não menos importante, a produção de calor. Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.

Quando fazemos força além do que um determinado grupo muscular está habituado, as fibras que formam o tecido se rompem, microscopicamente, a regeneração do tecido, ou seja, o crescimento de novas fibras, confere ao músculo volume, enrijecimento e volume. Conforme o músculo se acostuma com a nova força, novos esforços são necessários, assim ele vai aumentando de tamanho e capacidade, progressivamente. É este processo que faz o primeiro dia de exercícios físicos parecer uma tortura, os primeiros meses são uma completa remodelagem da estrutura muscular.

Os músculos masculinos possuem naturalmente as fibras mais rígidas e em maior quantidade, por este motivo os homens possuem os músculos bem denotados, na maioria dos indivíduos. Enquanto nas mulheres a quantidade de tecido adiposo (gordura) é maior, conferindo a elas formas menos angulares e mais arredondadas.

É necessário sempre contar com a orientação de um profissional e hábitos de alimentação saudáveis, a quebra das fibras musculares sem o devido cuidado pode gerar rupturas e distensões, que além de causar muita dor pode levar o músculo a ineficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation