Reprodução_Google_pulso_aberto

Reprodução_Google_pulso_aberto

Diversas doenças estão associadas à pratica de atividades que exigem movimentos repetitivos e uniformes, como a digitação constante, o uso excessivo de smartphones e qualquer outra tarefa que exija de um membro ou área do corpo específico.

O “pulso aberto” é um termo comumente utilizado para referir-se a dores na região do pulso, assim como a dificuldade em realizar atividades que exijam o movimento lunar (arco realizado pelos punhos), ou força e pode estar associada a LER (lesão por Esforços Repetitivos). Não se trata de um prognóstico efetivo, sendo um termo de senso comum, pois o pulso não fica realmente “aberto” como a expressão sugere. Esforços intensos, como levantar ou puxar algo muito pesado, tendinites, desajustes articulares (quando há falta de harmonia entre duas partes móveis do corpo, onde uma possui mais movimento articular que a outra) e inflamações no líquido sinovial (líquido que preenche o espaço entre as articulações) estão diretamente relacionados a queixas do gênero. A síndrome do túnel do carpo, que consiste na compressão do nervo mediano por inchaço muscular, também pode causar dor e inchaço no local, onde atividades como datilografia, pintura, escrita e desenho dificilmente são possíveis.

Entre os principais sintomas podemos citar:

  • Dor no punho constante, mas suportável;
  • Dor articular que se agrava com movimentos;
  • Sensibilidade alterada;
  • Diminuição na força da mão;
  • Inchaço dos punhos;
  • Endema no local.

O diagnóstico pode ser realizado através de exames físicos simples, que revelarão se há presença de lesões no tendão ou nervo. Se localizada uma lesão, um ultrassom será realizado para medir a extensão e gravidade da mesma e prescrever o tratamento mais adequado.

O tratamento inicial deverá reduzir a inflamação e aliviar a dor como o uso de anti-inflamatórios e uma munhequeira. A munhequeira comprime a região, proporcionando maior estabilidade e sustentação aos movimentos, poupando o pulso do esforço necessário para realizar a atividade, fazendo com que o inchaço diminua gradativamente, dando tempo para o nervo ou tendão se recuperar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation