Reprodução_Google_Distensão_Muscular

Reprodução_Google_Distensão_Muscular

Onde a busca pelo corpo perfeito se instala, muitas vezes, a imprudência traz consequências ruins de brinde. A prática de exercícios sem o devido acompanhamento profissional pode fazer com que os resultados desejados venham a um custo muito alto. Quando levantamos peso ou fazemos um mesmo movimento repetidas vezes, as fibras musculares se rompem, a cicatrização dessas fibras fazem os músculos ficarem maiores e mais rígidos.

O estiramento muscular, popularmente conhecido como distensão, ocorre quando o músculo se estica além de sua capacidade natural, gerando a ruptura das fibras mais sensíveis ou mais fracas to tecido muscular. Quanto mais lesionada a fibra estiver maior a probabilidade dela sofrer um estiramento, podendo ocorrer em todo o músculo, dependendo da situação.

O primeiro sinal de estiramentos é uma dor súbita durante a um treino esportivo e algumas vezes acompanhado de uma sensação de estalido. A intensidade da dor é variável e geralmente provoca desequilíbrio e interrupção do movimento. Os sintomas que podem ser observados depois são: deficiências de flexibilidade, desequilíbrios de força entre músculos de ações opostas, lesões musculares que não melhoram, distúrbios nutricionais e hormonais, infecções e dificuldade de coordenar movimentos.

Existem grupos musculares mais propensos a este tipo de lesão, como os músculos posteriores da coxa, os da panturrilha, a musculatura interna da coxa e o músculo anterior da coxa. Estudos indicam a junção músculo-tendão, também conhecida como região distal do ventre muscular, como o principal local da lesão. Mesmo assim, é bom deixar claro que qualquer ponto do músculo é suscetível ao estiramento.

A distensão muscular varia de acordo com a gravidade, elas podem ser classificadas em:

  • Ligeira: provoca dor e rigidez durante o movimento e dura alguns dias;

  • Moderada: provoca pequenas lacerações musculares, inchaço e a dor é mais extensa, com duração variável entre uma e três semanas;

  • Grave: o músculo fia lacerado ou sofre ruptura, podendo haver hemorragia interna significativa, inchaço e calor em volta do músculo, podendo haver perda da função.

Para tratar a distensão é necessário repousar o membro afetado, fazer uso de anti-inflamatórios, gelo e fisioterapia. A fisioterapia deve ser iniciada o quanto antes para garantir o retorno à rotina usual o mais rápido possível. Para evitar essa incômoda situação, deve-se manter o músculo devidamente fortalecido e alongado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation