Reprodução_Google_Frio

Reprodução_Google_Frio

Não é novidade para ninguém que no frio os pés e mãos ficam semelhantes a blocos de gelo, mas exatamente por quê isso ocorre? Nosso corpo possui uma temperatura constante de, aproximadamente 36°C, que é mantida pelo nosso sangue que circula abundantemente pelo nosso corpo todo, por veias, vasos e entre os músculos e ossos. Quando o tempo esfria, as moléculas do corpo diminuem de ritmo, a vibração entre elas, que é responsável pelo calor, se torna menos intensa e a circulação fica dificultada.

No inverno, o organismo trabalha mais para manter o corpo aquecido e em funcionamento. O frio contribui com a vasoconstrição, ou seja, a diminuição do diâmetro do vaso sanguíneo, o que prejudica a circulação. Além disso, o aumento do número de infecções respiratórias sobrecarrega o sistema cardiovascular, o que gera aumento do risco de infarto agudo do miocárdio e de acidentes vasculares cerebrais. Já os diabéticos, por exemplo, podem sofrer um agravamento da falta de sensibilidade nas extremidades do corpo, especialmente mãos e pés, um dos incômodos causados pela doença.

A má circulação é caracterizada pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias, gerando sintomas como pés inchados, dor nas pernas, mãos frias e varizes nas pernas.A má circulação do sangue é uma situação comum, especialmente em indivíduos com excesso de peso ou em mulheres que tomam a pílula anticoncepcional. Em alguns casos pode ser hereditária e se manifestar constantemente, porém em alguns indivíduos pode surgir devido a outras causas, como passar muito tempo de pé, cruzar as pernas ou o envelhecimento do corpo.

Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma a cada cinco mortes no mundo tem alguma relação com queixas e sintomas ligados às quedas nas medições dos termômetros. Entre eles, destacam-se problemas como a sensação de mãos e pés frios, o cansaço excessivo, o aumento de dores, cianose (rouxidão) das extremidades, pele escamosa e formigamento.

Veja logo abaixo uma matéria que fala sobre a importância de adquirir hábitos saudáveis, no dia a dia, para combater as doenças circulatórias:

Hábitos do dia a dia podem melhorar muito sua circulação

Entenda como algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a evitar doenças circulatórias

A circulação é importante para o organismo, pois garante que o fluxo de nutrientes e oxigênio leve de forma eficiente os nutrientes e o oxigênio necessários para as células trabalharem e produzirem energia para o corpo funcionar adequadamente.

Problemas circulatórios são comuns, e podem estar relacionados inclusive à incidência de infartos, AVCs e outras doenças. Por sorte, manter a saúde circulatória é simples e envolve hábitos que todo o médico está cansado de recomendar, veja a seguir:

Medidas básicas de saúde

Para evitar problemas de saúde comuns das veias e artérias, como seu entupimento por blocos de gordura (aterosclerose), é importante seguir a risca as seguintes medidas básicas de saúde:

– Não fumar;

– Praticar uma atividade física regular;

– Cuidar bem da alimentação e do peso;

– Dormir bem;

– Lidar bem com estresse;

Mantendo sua saúde vascular.

Além disso, outros cuidados são importantes para manter a saúde vascular especificamente. Veja a seguir:

1. Evite permanecer de pé ou sentado por mais de uma hora. Se isso ocorrer, ande um pouco e procure fazer exercícios ficando na ponta dos pés. Mova as pernas enquanto estiver sentado;

2. Não use cintas abdominais, roupas apertadas, meias com elásticos apertados e jeans excessivamente justos;

3. Uma dieta rica em fibras, cereais, alimentos integrais, frutas, vegetais e grãos ajuda no controle do peso e também evita a constipação intestinal;

4. Use sapatos confortáveis. Saltos muito altos (acima de 7 cm) podem ser prejudiciais à sua circulação;

5. Melhore muito sua circulação fazendo exercícios aeróbicos (caminhada, bicicleta, natação etc.) pelo menos 150 minutos por semana e reforce a musculatura fazendo trabalho com peso, procurando fortalecer principalmente a panturrilha (batata da perna) duas vezes por semana. Evite exercícios de alto impacto ou que façam força para baixo;

6. Nos pacientes com problemas venosos e linfáticos, sempre que puder coloque os pés elevados, um pouco acima do coração;

7. Pacientes diabéticos e/ou portadores de insuficiência vascular periférica devem se habituar a examinar todos os dias os pés à procura de rachaduras, pequenos machucados e, caso encontrem, devem cuidar imediatamente. Ao fazer os exercícios, use um tênis bem confortável.

Enfim, cultive a arte de se bem amar. Pessoas bem amadas se cuidam, cuidam bem de seus relacionamentos, trabalham felizes, são ecológicas e vivem em harmonia. Cultive a alegria e o bom humor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation