Reprodução_Google_artrite

Reprodução_Google_artrite

Nosso corpo está repleto de articulações, que são mecanismos responsáveis pelo movimento das partes móveis, como joelhos, cotovelos, dedos e etc. Essas articulações são protegidas por uma cartilagem resistente e elástica (cartilagem articular) e por um líquido (líquido sinovial)que mantém os ossos sem atrito, recobrindo-os e permitindo um movimento confortável. A espessura da cartilagem e a quantidade de líquido variam de acordo com a necessidade articular do membro. Quando a cartilagem ou o líquido sinovial inflamam, temos um quadro de artrite (palavra faz alusão a atrito).

A medicina moderna conhece mais de 100 variações da doença, mas as principais são a artrite reumatoide e a osteoartrite (artrose), ambas as variações fazem com que o movimento articular torne-se desconfortável ou, até mesmo, impossível, devido à deterioração do conjunto que mantém o movimento macio.

Os fatores que podem levar a uma inflamação nas “juntas” variam bastante, pertindo de doenças autoimunes a infecções virais e/ou bacteriológicas. Os sintomas são:

  • Dor ao movimentar partes móveis,
  • Inchaço nas juntas,
  • Vermelhidão e sensação de calor,
  • Dificuldade em aplicar força ao segurar objetos e
  • Movimentos involuntários dos dedos (espasmos podem ocorrer em casos específicos).

Se não for tratada pode resultar em lesão da cartilagem, dos ossos locais e até mesmo dos ligamentos, permanentemente. Quando diagnosticada em tempo hábil, as articulações podem ser restauradas ao seu estado original em 95% das vezes, os 5% restantes acabam por apresentar um quadro crônico do problema.

O tratamento deve seguir a causa, que, por sua vez, será devidamente diagnosticada por um especialista. Mas, de forma geral, o tratamento é realizado através de medicamentos analgésicos, antirreumáticos, corticoides e imunossupressores; pode ser também tratada com fisioterapia e eventualmente por processos cirúrgicos. Mas o paciente sempre deve ter como primeiro passo a mudança nos hábitos e estilo de vida.

A artrite, em quadros avançados (crônica), pode afetar mãos e braços, tornando tarefas simples do dia a dia difíceis de serem executadas podendo evoluir para lesões definitivas nas articulações, se não for tratada adequadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation