https://www.google.com.br/search?q=betacaroteno&espv=2&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwiStej9g4nMAhXMGJAKHbkMDgcQ_AUIBygC#imgrc=LfuDs8GzQH4uhM%3A

Reprodução_Google_Betacaroteno

Assim como o álcool, gasolina ou diesel são combustíveis para os automóveis, os alimentos são combustível para nosso corpo, mantendo todos os sistemas em funcionamento. Porém, alguns alimentos possuem fortes doses de substâncias que ajudam a melhor sintetizar os nutrientes provenientes dos alimentos que ingerimos. Alimentos como o damasco, cenoura, abóbora, beterraba, mamão manga e batata-doce são ricos em betacaroteno, que é um pigmento antioxidante, também responsável pela produção de vitamina A. Ele também pode ser encontrado em quantidades menores em folhagens escuras como a couve e o agrião.

Quando metabolizamos os alimentos, transformando seus nutrientes em energia, através de combustão por oxigênio, produzimos radicais livres que são átomos ou agrupamentos de átomos com elétrons desemparelhados. Como esses átomos possuem elétrons livres, eles podem fazer ligações com outras moléculas, causando uma reação em cadeia que pode danificar e até matar células saudáveis. Maus hábitos alimentares e a ausência de exercícios regulares pode desencadear um aumento na produção desses radicais.

O betacaroteno é um pigmento de ação antioxidante (controla os níveis de oxigênio nos processos de combustão intracelulares), inibindo a produção de radicais livres, retardando o envelhecimento. Alguns dos benefícios do consumo regular desse pigmento são o aumento na imunidade, assim como da elasticidade da pele, brilho dos cabelos e força das unhas, uma vez que ele preserva o colágeno presente nos tecidos conjuntivos. Também beneficia a visão, ajudando na formação do tecido córneo, auxilia a metabolizar gorduras e no bronzeamento da pele, pois eleva a produção de melanina, responsável por proteger a pele da ação dos raios ultravioletas.

O consumo de betacaroteno também reduz o risco de Acidente vascular Cerebral (AVC), unido a metabolização de tecido adiposo conjuntamente com a preservação do colágeno nos tecidos, o que impede que as veias entupam com gorduras e aumenta a elasticidade da rede vascular.

A deficiência de antioxidantes no organismo é denominada estresse oxidativo e causa sérias consequências, desde queda dos fios até cegueira, a suplementação é a opção mais eficiente para manter os níveis corretos de consumo diário.

betacaroteno

60 cápsulas softgel de 250mg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation